Building the future

São os líderes e visionários, os inovadores e criadores que estão a construir o futuro hoje. Conhece os que lideram a mudança no espaço da transformação digital.

Ana Sanches

Ana Sanches

Ana Sanches lidera atualmente a equipa de People Programs na OutSystems. Como mulher em Tech, o seu foco é ajudar a entregar uma experiência de colaborador extraordinária, promovendo a mudança e potenciando o compromisso das pessoas de forma a atingir os melhores resultados de negócio. Elege o Desenho Comportamental e a Felicidade no Trabalho como dois tópicos entusiasmantes da sua atual prática como profissional.

Arnaud Laroche

Arnaud Laroche

Partner da consultora EY, é responsável pelas áreas de Inteligência Artificial e Web Analytics para a Europa, Médio Oriente, Índia e África, funções que assumiu depois de ter criado, em 1998, a Bluestone Consulting, uma empresa dedicada à área de Data Science posteriormente adquirida pela EY. Arnaud Laroche conta já com 24 anos de experiência e tem como objetivo  acelerar o desenvolvimento de produtos, soluções e iniciativas nas áreas de Inteligência Artificial e Data Science. Uma ambição que pretende consolidar a posição da consultora enquanto especialista na área de Inteligência Artificial a nível mundial.

Carlos Martins

Carlos Martins

Carlos Martins lidera actualmente a equipa de Analytics na NOS Inovação trabalhando de perto com tecnologias Microsoft. Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo IST, trabalha há 10 anos em projectos relacionados com data. Com uma perspectiva operacional, o seu maior foco é a performance e a análise de problem-solving. Tem dedicado os últimos anos a entregar business value através de uma abordagem data-driven e apoiado na análise da customer journey. Acredita que smart data, além de uma paixão, é o caminho para criar melhores produtos e alcançar o engagement das pessoas.

Cristina Fonseca

Cristina Fonseca

Cristina Fonseca é investidora e empreendedora tecnológica e co-fundadora da startup Talkdesk, uma plataforma que permite a empresas criarem o seu call center na cloud, tendo angariado quase $125 milhões de dólares de investimento nos últimos anos. Valeu-lhe em 2016 uma distinção pela revista Forbes como “30 under 30”.

Engenheira de formação com uma especialização recente em Inteligência Artificial, regressou recentemente de um programa intensivo da Singularity University, onde durante um verão 80 pessoas do mundo da ciência e dos negócios se juntam para usar as mais recentes tecnologias para resolver os maiores desafios da humanidade.

É atualmente Venture Partner na Indico Capital Partners onde investe e acompanha startups tecnológicas a lançar e escalar produtos globais de base tecnológica. 

Fátima Caçador

Fátima Caçador

Com mais de duas décadas de experiência na área das TIC, Fátima Caçador é diretora da Casa dos Bits e lidera a equipa editorial do SAPO TEK. Participou também em vários projetos editoriais ligados à transformação digital em organismos públicos e privados.

Filomena Cautela

Filomena Cautela

Apresentadora do Evento

Filomena Cautela, 34 anos, é uma das mais conhecidas atrizes e apresentadoras portuguesas. Estreou-se no ano de 2001, e desde aí tem vindo a marcar o panorama televisivo português. 2018 foi sem dúvida marcado pela apresentação do “Festival Eurovisão da Canção”. Atualmente, podemos vê-la na RTP1, como apresentadora do talk-show “Cinco Para A Meia-Noite".

Giuseppe Perrone

Giuseppe Perrone

Giuseppe é o Responsável do Centro de Excelência de Blockchain para a região do Mediterrâneo da EY (Itália, Espanha e Portugal). Formou-se em Gestão de Engenharia e tem trabalhado na EY desde 2009 com experiência em consultoria de estratégia e gestão, nos campos de inovação tecnológica e programas de melhoria e optimização, principalmente nos sectores Público e Governamental, produtos de Consumo e Retalho, Bancário, Logístico, Saúde, Transportes e Automóvel.

Hernani David

Hernani David

O Hernani David é Creative Developer na NextReality e desenvolve experiências para Microsoft Hololens desde 2016 para projetos multinacionais. É ainda professor na licenciatura de Videojogos na Universidade Lusófona.

JB Chong

JB Chong

JB Chong é Lead for Dynamics Field Service no EMEA Dynamics 365 Team (Europa, Médio Oriente e África). Trabalha em CRM e ERP desde os últimos 20 anos, com foco em consultoria, Vendas e Marketing nas áreas de: Supply Chain Management, Service/Field Service, Sales Force Automation, Marketing & Customer Engagement.

João Lopes

João Lopes

Com mais de 20 anos de experiência académica e profissional nas áreas de intersecção de tecnologia e design, nomeadamente Inteligência Artificial e Natural Language Processing, João participou em projetos empresariais relacionados com o processamento e classificação da biossíntese bem como projetos no setor financeiro.

Jorge Graça

Jorge Graça

Jorge Graça, CTIO da NOS, tem um BA cum laude in management na Universidade Católica Portuguesa e MBA pela Kellogg Graduate School of Management, Beta Gamma Sigma Award. Foi membro do Editorial Board da Dreamia, Administrador na ZON TV Cabo e responsável por todas as áreas de produto, tendo também passado pela Portugal Telecom e pela Boston Consulting Group.

José Cabreira

José Cabreira

José desenvolveu o seu interesse por IT durante o bug do ano 2000 - Geração Z, perguntem ao vosso pai ou tio se não sabem do que estamos a falar!

Desde aí, e com mais de 15 anos de experiência em projectos de IT relacionados com tecnologias e serviços Microsoft, da banca ao retalho, no sector público e privado, José Cabreira tem trabalhado com as maiores empresas em Portugal.

José passou os dois últimos anos a trabalhar como arquitecto da área de New Workplace na Claranet, desenvolvendo especial interesse nos cruzamentos entre a tecnologia, skills pessoais e técnicas de engagement, com um foco claro no slogan da equipa Claranet “Workplace Happiness”.

Laurent Stefani

Laurent Stefani

Laurent Stefani é Diretor Geral dos Serviços Cognitivos na Accenture Technology, abrangendo várias áreas como Natural Language Processing and Understanding, Machine Learning e Deep Learning, Virtual Agents, e Computer Vision.
Alumni da Ecole Polytechnique, Telecom ParisTech e da Universidad Politécnica de Madrid, tem mais de 15 anos de experiência em França e nos Estados Unidos na área da Inteligência Artificial aplicada à Indústria da Saúde. Detém 5 patentes.

Maria Manuel Leitão Marques

Maria Manuel Leitão Marques

Foi na Universidade de Coimbra que se licenciou em Direito e foi também aí que iniciou a sua vida profissional, lecionando na Faculdade de Economia. Desde 1979, é investigadora permanente do Centro de Estudos Sociais. Em 2003, tornou-se Professora Catedrática da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Ao longo da sua carreira, coordenou vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, nas áreas do Direito Económico, Direito da Concorrência, Sociologia do Direito e Administração Pública. O seu currículo político inclui os cargos de Secretária de Estado da Modernização Administrativa nos XVIII e XVII Governos Constitucionais.

Miguel Águas

Miguel Águas

Miguel é CFO na Worten e exerce funções executivas na SONAE desde 2011, onde foi Diretor de Desenvolvimento Internacional e COO na Worten Espanha. Antes disso, Miguel trabalhou na McKinsey & Company durante 12 anos e desenvolveu uma ampla experiência em consultoria, gestão e estratégia de negócio.

Nuno Artur Silva

Nuno Artur Silva

Nascido em Lisboa no ano de 1962, Nuno Artur Silva foi professor de Português e de Escrita Criativa. É autor e produtor de livros, peças de teatro, séries e programas de televisão, dentro de géneros que vão da banda desenhada à poesia, da comédia às histórias infantis, do documentário à ficção. Apresentou programas de televisão e fez stand up comedy. Foi fundador e director da Produções Fictícias, agência criativa; fundador e director do Canal Q, canal cabo de entretenimento; fundador e publisher do jornal satírico O Inimigo Público. Recentemente, foi administrador da RTP (2015/ 2018), com o pelouro dos conteúdos.

Pedro Afonso

Pedro Afonso

Pedro Afonso é CEO da Axians Portugal – uma empresa do grupo VINCI Energies especializada no desenvolvimento de soluções e serviços TIC, na era da revolução digital e da transição energética. Com um percurso de quase 20 anos no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação, Pedro Afonso é orador regular em conferências de relevo, trazendo para palco uma visão única sobre Liderança, Pessoas e Tecnologia. Rumo à Relevância, vem falar-nos de: contradições internas, curvas de mudança e inteligência moral.

Pedro Moreira

Pedro Moreira

Como consultor de pré-venda, o Pedro dedicou mais de 10 anos da sua vida a ajudar empresas dos mais variados setores de mercado a desenhar e adotar soluções de infraestrutura TI eficientes e disruptivas. Focado na transformação digital, na automação das TI e na adoção de tecnologias Cloud, desempenha atualmente a função de Cloud Solution Architect na DXC Technology.

Pedro Pinto

Pedro Pinto

Pedro Pinto é Chief Technology Officer na InnoWave com mais de 16 anos de experiência a gerir equipas de Desenvolvimento de Produto e I&D.

Pedro é responsável pela área de inovação da empresa, estimulando o espírito empreendedor e inovador da equipa de consultoria desafiando-os, todos os dias, para criarem soluções que melhorem e simplifiquem as vidas dos seus clientes.

Recentemente, participou em várias conferências e convenções partilhando a visão da empresa para o futuro da televisão.

Pedro Pinto tem um curso de Ciência da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Quer ele quer a sua equipa altamente formada desenvolvem soluções inovadoras que mudam vidas através da inovação.

Ricardo Fiel

Ricardo Fiel

Actualmente Cloud Solution Architect na Microsoft, trabalha com parceiros pela Western Europe nos temas de DevOps e Modernização Aplicacional para entregar melhor software, mais rápido. Sempre um rock and roller. Esperar tudo menos tédio.

Rosalia Bote

Rosalia Bote

Rosalía faz parte da equipa Microsoft Strategic Pursuit para SAP em Azure cobrindo a Europa Oeste. Com mais de 15 anos de experiência em Gestão de Infraestruturas TI e Plataformas de Tecnologia SAP Enterprise. Rosalía tem um profundo conhecimento de arquitecturas SAP, serviços e operações, bem como gestão de equipa e de projecto.

Rosalía quer ajudar clientes SAP a utilizarem todo o potencial e benefícios da plataforma Microsoft Azure. Foca-se em análise de motores e requisitos de negócios traduzindo-os em soluções robustas, seguras e actualizáveis para ambientes SAP. 

Antes da Microsoft, Rosalía trabalhava no UK para um fornecedor de serviços de gestão, desenhando soluções cloud e híbridas para clientes SAP. Anteriormente teve cargos em consultoria SAP e em clientes finais SAP.

Rui Nabeiro

Rui Nabeiro

Rui Miguel Nabeiro, é Administrador no Grupo Nabeiro, um dos maiores grupos empresariais privados em Portugal. Conta com mais de 30 empresas distribuídas por vários sectores de actividade mas mantendo o Café como actividade principal. Presente em mais de 35 países e com Operações Directas em 8 – Portugal, Espanha, França, Suiça, Luxemburgo, Angola, Brasil e China – conta com 3 500 colaboradores e detém a maior torrefação de café da Península Ibérica.

Licenciado em Gestão de Empresas (Universidade Católica Lisboa), iniciou o seu percurso profissional em Madrid. Nos últimos 10 anos, como Administrador do Grupo Nabeiro, destacam-se a criação da marca Delta Q, a introdução de novas categorias no portfolio do Grupo e a expansão da área Internacional.

A sua missão é a de desenvolver os seus colaboradores, as marcas e o negócio, colocando a Delta Cafés como um dos top 10 coffee players mundiais. É assumidamente um apaixonado pela inovação e pela descoberta de novas tendências.

Sam Vanhoutte

Sam Vanhoutte

Sam é CTO na COD it e Microsoft Azure MVP há 5 anos. Tem uma vasta experiência em building integrated enterprise, IoT e soluções cloud-based. Sam lidera o Codit Azure IoT Elite partner program com a Azure IoT Engineering team, sendo um dos 5 únicos parceiros a nível mundial.

Sérgio Seabra

Sérgio Seabra

Com um background em Electrónica e Telecomunicações, nos últimos 20 anos tem exercido a sua actividade no campo das T.Is em várias capacidades, participando em alguns dos maiores projectos Telco a nível europeu.

Durante esse tempo, acumulou várias certificações e graus em várias facetas das tecnologias de computação, desde o storage ao Datacenter Design.

Com paixão por tudo o que é Open Source, o Sérgio actualmente é o Senior Solutions Architect para o mercado português, focado principalmente nas mais recentes tecnologias para infra-estrutura, nuvem e aplicações, como: OpenStack, Red Hat Virtualization, OpenShift Container Platform, Ceph, Ansible e outras.

Susan Silbey

Susan Silbey

Susan Silbey, a atual reitora da faculdade de MIT, é professora de Sociologia, Antropologia e Ciências Sociais e Políticas no MIT. Ganhou inúmeros prémios, tem também inúmeros livros e o seu trabalho sobre o governamento, regulamentação e procedimentos de auditoria foi também premiado.

Tiago Fonseca

Tiago Fonseca

Tiago Fonseca é atualmente Chief Commercial Officer da Syone sendo responsável pelas linhas de negócio da empresa. É ainda promotor e evangelista na criação de novas parcerias estratégicas na area da gestão de informação, nomeadamente com as empresas Couchbase, Hortonworks e Microsoft Azure.  Com um forte background em projetos na area de IT, Tiago Fonseca coloca em prática a sua experiência ao serviço de diferentes projetos nos setores do Retalho, Administração Publica, Seguros, Distribuição e Logística, entre outros. No passado, Tiago Fonseca foi membro fundador da Mind Source Consulting, empresa da qual foi partner entre 2007 e 2010, tendo ainda passado pela Deloitte. É licenciado em Gestão de Empresas pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

Tim Nagels

Tim Nagels

Enquanto Product Marketing Lead, Tim supervisiona o go-to-market e o marketing de produto para o Customer Engagement do Microsoft Dynamics 365 na Europa Ocidental. É orgulhosamente um evangelista para o portfolio de Customer Engagement, incluindo Relationship Sales, Marketing, Field & Customer Service. Ao longo dos seus 15 nesta actividade, desempenhou vários cargos nas áreas de business development, vendas e marketing dentro da indústria tech Belga. Recentemente foi CMO da Microsoft Belux.

Vítor Pereira

Vítor Pereira

Vítor Pereira não tem o típico background de um profissional de IT. Ao entrar no último ano na faculdade de Direito, a sua paixão por Web Design levou-o de analisar a Constituição para ser o responsável por decisões tecnológicas e programação em todos os projectos de Multimédia da Universidade Lusíada. Rapidamente percebeu a necessidade de melhorar a suas competências de programação tendo concluido o curso de Engenharia Multimédia no ISTEC, seguindo-se uma nova função como Programador Analista na Gfi Portugal onde passou por vários cargos nos 10 anos seguintes: desde Gestor de Projecto, Coordenador de Pré-Vendas, Gestor de Parceria Microsoft e, posteriormente Gestor de Conta. No último ano aceitou o novo desafio de Director do FabLab da Gfi em Lisboa. Dada a sua paixão por design de interfaces e a interação Homem - Máquina ainda considera um privilégio trabalhar no espaço onde o design e a tecnologia se encontram.

Anand Vengurlekar

Anand Vengurlekar

Hoje em dia, Anand é consultor de processos de inovação trabalhando com marcas globais a partir do Dubai.

Os seus projectos mais recentes focaram-se na combinação de tecnologias emergentes com experiências de consumidor únicas. Nisto incluem-se empresas de equipamentos médicos, fornecedores de software para empresas, criptomoedas, bots, iniciativas de smart cities e finanças Islâmicas. Também viaja regularmente para GCC (incluindo Arábia Saudita) e outros países onde dá palestras e workshops sobre inovação.

Recentemente foi Chief Communications Officer na INSEAD Business School, onde concebeu e liderou a equipa para actualizar a identidade de marca globalmente. Isto inclui a utilização de design thinking em elementos críticos da experiência do consumidor que levaram a um aumento de reconhecimento nas redes sociais de 15k para mais de 1M.

Graças à sua experiência em inovação e branding, ensina com regularidade o processo a equipas empresariais e em escolas mundiais de gestão como INSEAD, EHL entre outras.

Beatriz Oliveira

Beatriz Oliveira

Empreendedora, speaker e visionária na indústria de web design, Beatriz Oliveira é fundadora e CEO da BindTuning, uma das principais plataformas de criação de workplaces modernos para Microsoft Office 365 e SharePoint. Envolvida ativamente na educação STEM para jovens e uma apoiante de mulheres em tecnologia, ela é Microsoft MVP e MCP.

Catarina Carvalho

Catarina Carvalho

Catarina Carvalho é directora executiva do Diário de Notícias, o jornal mais antigo de Portugal, agora em processo de transição digital. Tem 46 anos, tendo sido sempre jornalista ao longo da sua carreira profissional. Ocupou cargos de liderança na Sábado, Diário Económico, Delas, Men’s Health e Women’s Health. Foi também repórter no Expresso e na Visão. O Diário de Notícias tem sido um dos media mais empenhados em denunciar fake news bem como em combater o problema da desinformação, estando agora a trabalhar num projecto com o Inesc para lidar com estas questões.

Daniel Martins

Daniel Martins

Atualmente desempenho as funções de Arquitecto de Soluções na OutSystems e estou a trabalhar com a equipa de vendas na criação de propostas que apresentam soluções técnicas e que se ajustem às necessidades e exigências dos nossos clientes.

Antes de me juntar à OutSystems, trabalhei durante 10 anos como consultor de TI e estive responsável pelo desenvolvimento e entrega de vários projectos para diversos clientes e sectores de actividade.

Federico Guerrini

Federico Guerrini

Federico Guerrini é o Technical Lead da EMEA para o Microsoft Azure Networking and Security. Juntou-se à Microsoft em 2008 como Especialista Técnico para a gestão de Identidade & Acesso. Antes disso, trabalhou como engenheiro de segurança, focado na área emergente da segurança ofensiva. Federico é cum laude em Engenharia Informática pela Universidade de Pavia, tendo em 2003 terminado o Douturamento em Engenharia Electrotécnica pela mesma universidade. Durante o seu Doutoramento investigador-convidado pela Universidade de Toronto onde desenvolveu algoritmos de marca de água digital resistentes à compressão para autenticação de imagem.

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

Head of Technology unit na InnoWave, tem um background sólido de 10 anos enquanto full-stack Software Developer/Solution Architect/Senior DevOps Engineer. Gabriel é responsável por controlar os melhores padrões e práticas durante o ciclo de vida do Software Development de todas as soluções InooWave, com o claro objectivo de inovar, incorporando sempre tecnologias e metodologias emergentes, e com forte preferência por tudo o que é cloud. Gabriel defende profundamente que não devemos temer a mudança mas sim vê-la como uma coisa boa.

Hélder Dias

Hélder Dias

Hélder Dias é o VP de Engenharia na Farfetch, sendo responsável pela estratégia, organização e entrega das equipas globais de engenharia. Está na Farfetch desde 2016, onde começou como Director de Produtos Back Office. Antes disso, foi Deliver Director do Oracle Retail Practice na Logic Information Systems Latin America. Tem experiência em Operações de Retalho Omnicanal e um vasto conhecimento de E-Commerce, Gestão de Merchadise e Gestão de Supply Chain. Hélder estudou Engenharia Informática, grau que terminou com uma distinção de honra.

Inês Oliveira

Inês Oliveira

Ao longo dos últimos 15 anos, Inês tem entregue com sucesso soluções web e colaborativas. Trabalha na Unipartner empenhada no fornecimento de soluções baseadas no Office 265 e no SharePoint. Inês é licenciada em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico e é uma entusiasta por capacitar os utilizadores a explorar o potencial máximo da web inovadora e de soluções colaborativas.

Jean-François Gaudy

Jean-François Gaudy

Jean-François juntou-se à Gfi em 2010 tendo sido Director de Práticas Microsoft, Director de Mobilidade e posteriormente Director de Inovação. Anteriormente, teve a sua própria empresa de criação e serviços de software, antes de se juntar à Unilog/Logica para chefiar a criação de novos produtos e práticas colaborativas. Enquanto Chief Innovation Officer, Jean-François implementa a estratégia de inovação da Gfi.

Jorge Baião

Jorge Baião

Executivo C-level com um histórico de mais de 25 anos de impacto de alto nível em ambientes empresariais e empresas maduras que equilibra a Estratégia e a Transformação de TI com uma forte visão de negócios. Jorge também liderou os programas de M&A e Restructing & Turnarounds em Tier 1 Advisory Firms. 

Jorge Palma

Jorge Palma

Jorge é o líder técnico da Azure Cloud Native Development and DevOps e com a sua equipa ajuda clientes a acelerar a sua transformation journey começando por desbloquear todo o potencial da cloud. Desde 2012, que implementou e criou soluções na Azure, em diferentes funções de Serviços, Tech Evangelism e Vendas.

José Ferrari Careto

José Ferrari Careto

José Ferrari Careto é licenciado em Economia pela Nova School of Business and Economics de Lisboa. É atualmente Diretor da Digital Global Unit, responsável pelo programa de transformação Digital e de IT do Grupo EDP. Anteriormente na EDP foi responsável pela Direção Corporativa de Marketing e Cliente e Administrador da EDP Comercial e da EDP Soluções Comerciais. Desenvolveu grande parte do seu percurso profissional no sector das Telecomunicações, onde foi Administrador ou Diretor de várias empresas de telecomunicações (i.e. Optimus, Novis, Sonae Redes de Dados, Oni e Maxitel) e Administrador do regulador nacional (ANACOM). Foi Vice-presidente da APDC (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), tendo iniciado a sua carreira nos CTT - Correios de Portugal.

Manuel Dias

Manuel Dias

Com mais de 20 anos de experiência em tecnologia, Manuel Dias iniciou a sua carreira na EFACEC numa área de investigação e desenvolvimento em Real Time Systems. Atualmente trabalha na Microsoft Portugal como AI Ambassador e, em 2018, foi cofundador da Associação Portuguesa da Data Science, empresa que é agora vice-presidente.

Mário Campolargo

Mário Campolargo

Há mais de 26 anos a integrar a Comissão Europeia, é um reputado especialista na área de investigação para temas como inovação, tecnologia, software e internet do futuro. É ainda responsável pela definição da estratégia da UE para a cloud. Antes de integrar a Comissão Europeia, ao longo de 12 anos, trabalhou no centro de I&D da Portugal Telecom. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica, Mestre em Ciência da Computação, pós-graduado em Gestão e tem ainda um diploma em Estudos Europeus.

Miguel Diaz

Miguel Diaz

Engenheiro Aeronáutico, Miguel Ángel Díaz começou a desenhar componentes de aviões e helicópteros. Depois disso, e por mais de 20 anos,  trabalhou em empresas de Edição de Software como a PTC, TIBCCO ou a MicroStrategy e em diversas funções (presales, director de serviços profissionais e key account manager), bem como numa integradora de sistemas enquanto Business Developer Manager para Big Data. Em Fevereiro de 2015 juntou-se à Red Hat como BDM do portfolio Middleware, que inclui a OpenShift Platform (DevOps) and Mobility (Red Hat Mobile).

Paula Panarra

Paula Panarra

Há oito anos nos quadros da companhia, Paula Panarra começou como diretora de Marketing, com responsabilidades pelo mercado empresarial, de consumo e digital, tendo como principais funções o planeamento e a execução da comunicação com clientes, parceiros e consumidores.  Ao fim de três anos na tecnológica foi nomeada diretora de Marketing & Operações, tendo a seu cargo toda a atividade operacional e desenvolvimento do negócio, bem como os investimentos na área de marketing. Assumiu depois a direção do Setor Público e em dezembro de 2016 foi nomeada diretora-geral da Microsoft Portugal, depois de ocupar a posição interinamente durante alguns meses. Licenciada em Engenharia Química e Biotecnologia pelo Instituto Superior Técnico, e com mais de 20 anos de experiência profissional, Paula Panarra assumiu ao longo da sua carreira diversas funções nas áreas financeira e de marketing, somando ao seu currículo a passagem pela Procter & Gamble onde esteve 15 anos e foi responsável, primeiro, pela gestão financeira, e depois pela gestão da comunicação e marketing operacional da companhia em Portugal.

Pedro Beltrão

Pedro Beltrão

Pedro Beltrão, CRM Practice Lead da Bizdirect, especialista e conhecedor profundo da plataforma de CRM da Microsoft (o Dynamics 365), desde 2006 que é responsável pela implementação de projetos a nível nacional e internacional.

Recentemente, esteve na vanguarda da exploração e utilização do módulo de Field Service, tendo participado numa das primeiras implementações deste módulo em Portugal.

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Jornalista e diretor da Exame Informática. Acompanha as áreas da Ciência e Tecnologia há quase 25 anos e é autor e apresentador de um dos programas de televisão sobre tecnologia mais populares em Portugal: Exame Informática, que é transmitido na SIC Notícias desde 2010. É autor de alguns livros técnicos e ensina jornalismo na Universidade Nova. É casado e pai e tem duas filhas.

Pedro Rosa

Pedro Rosa

Pedro é um entusiasta da IoT e da inovação, fundador da IoT Portugal e um dos organizadores do IoTSummit, o maior evento de IoT em Portugal. Professor, formador e orador de IoT e tecnologia em geral. Pedro é também fundador do Main Hub, um espaço de inovação e incubação para startups e new business.

Ricardo Guerreiro

Ricardo Guerreiro

Ricardo Guerreiro é um Consultor DevOps e Arquitecto Técnico de Soluções e Designer na Noesis Portugal. Apaixonado por projectos R&D, tem focado a sua carreira em melhorar e implementar soluções inovadores para resolver quaisquer assuntos que os clientes possam ter. Ricardo tem um Mestrado em Engenharia Informática com ênfase em Arquitectura e Engenharia de Software pela Universidade Nova de Lisboa.

Ruben Silva

Ruben Silva

Rúben Silva é Solutions Manager at Shift Consulting. Dedicou a sua carreira à otimização do trabalho colaborativo através do mundo digital. Especializou-se no uso das aplicações do Microsoft 365 para desenvolver soluções integradas que simplificam os processos organizacionais.

Rui Quintino

Rui Quintino

Rui Quintino é Senior Architect & Data Researcher na DevScope e trabalha com tecnologias de dados da Microsoft desde 1998. Actualmente trabalha na equipa de Data Research & Advanced Analytics da DevScope, aprendendo e avaliando Machine Learning, Inteligência Artificial & frameworks de data science e como as enquadrar e gerar valor para produtos e soluções SaaS oferecidas pela DevScope.

Para além de tecnologia de dados, Rui também tem experiência profissional em web, mobile e segurança e gosta bastante de misturar esta experiência para tornar o mundo num lugar melhor através da utilização de dados.

Sarah Harmon

Sarah Harmon

Sarah Harmon, considerada uma das 100 mulheres-líder em Espanha em 2014 e 2015 e a “Most Zen CEO” pelo El Mundo-Adecco em 2018, é Country Manager do LinkedIn Iberia desde 2013. Sarah tem uma vasta experiência em gestão de negócios tecnológicos, com uma carreira de sucesso no lançamento de startups, novos produtos e novos conceitos de negócio, bem como no encorajamento positivo de colaboradores sob a sua supervisão. A maior parte da sua experiência tem sido focada na transformação digital, comunicação de social media, negócios de monetização e estratégia de employer branding.

Sérgio Viana

Sérgio Viana

Sérgio Viana é uma pessoa focada em criar excelentes experiências através da utilização de tecnologia. Mesmo quando frequentava o curso de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico, o seu foco principal era em como utilizar tecnologia para resolver problemas de alguém. Tem trabalhado com clientes em mais de 12 anos, moldando as suas iniciativas em mobile e web e a perceber como desenhar experiências em todos os meios usados por pessoas, todos os dias - sempre potenciadas pela Cloud.

Tiago Barroca

Tiago Barroca

Com oito anos de experiência em três diferentes países, Tiago tem estado directamente envolvido com a optimização da rede eléctrica europeia e com data projects para os sectores da banca, seguros e automóvel. Trabalha actualmente como Data Scientist na Closer, tendo um Mestrado Engenharia Electrotécnica pelo IST e uma Pós-Graduação em Business Intelligence pela NOVA IMS.

Tiago Freire

Tiago Freire

Licenciado em Direito, Tiago começou como jornalista na Agência Lusa, em 2001, na editoria de Economia, onde esteve até 2006, tendo depois integrado a equipa de Finanças do Diário Económico, onde ficou durante dez anos, cumprindo as funções de Redator, Editor de Finanças, Editor de Finanças e Empresas e Subdiretor. Em Maio de 2016 mudou-se para o Jornal de Negócios como subdiretor, tendo saído em Novembro de 2017. É, desde Janeiro de 2018, Diretor da Revista Exame e responsável na equipa de Economia da Revista Visão.

Tim O'Brien

Tim O'Brien

Director-Geral de programas de Inteligência Artificial, Tim lidera a área de AI policy & Ethics. É o responsável máximo por programas que potenciam e promovem o desenvolvimento e uso responsável desta tecnologia, incluindo no âmbito de políticas públicas e ética para a Inteligência Artificial.

Arlindo Oliveira

Arlindo Oliveira

Arlindo Oliveira é professor catedrático do Departamento Engenharia Informática do IST e investigador do INESC-ID. Para além disso, foi presidente da INESC-ID e da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial, e é membro do IEEE e da Academia da Engenharia.

Bruno Lopes

Bruno Lopes

Bruno Lopes é co-founder e developer na InnovationCast, onde usa tecnologias Open-Source e .Net como ServiceStack, RavenDB e PostgreSQL para desenvolver um produto inovador de gestão de inovação. Ajuda também a organizar a Comunidade NetPonto para interessados partilharem experências em .Net.

Celso Martinho

Celso Martinho

Otimista, orientado para desafios, Celso é um geek com uma alma empreendedora que gosta de tecnologia e de pensar e desenhar produtos. Eventualmente foi atirado para uma carreira de gestão, que também aprendeu a gostar. Fundador do SAPO e agora CEO e fundador da Bright Pixel, uma incubadora de startups e investidor. É também a casa de uma equipa de especialistas com uma vasta experiência em utilização da tecnologia e da criatividade em contextos de inovação, transformação digital e na criação de novos projetos.

David Correia

David Correia

David Correia tem 20 anos de experiência, focados em funções de Business Development / Account Management, em empresas Multinacionais, implementando soluções em áreas como Redes Sociais, Marketing Digital, Recursos Humanos, Serviços Cloud para Colaboração / Gestão de Projetos, SaaS, Software e Serviços IT especialmente em Espanha / Portugal.

Fernando Esteves

Fernando Esteves

Jornalista há 23 anos, trabalhou nos jornais “Euronotícias” e “O Independente”, a que se seguiu a revista “Sábado”, onde foi editor da secção de Política entre 2005 e 2017, e a revista “Visão”, onde manteve uma coluna de opinião até Outubro de 2018. Licenciado e pós-graduado em Ciências da Comunicação, deu aulas de jornalismo em várias universidades. Apresentou o programa televisivo “Clube de Jornalistas”. É autor de três livros: “O Todo-Poderoso”, “Cercado - os dias fatais de José Sócrates” e a “A Sangue Frio”.

Gerd Leonhard

Gerd Leonhard

Gerd Leonhard tem os olhos postos no futuro próximo, fazendo observações do presente e previsões de ação. É considerado uma referência em diversos temas, nomeadamente transformação digital e a descoberta de modelos de negócio digitais.

Helena Vieira

Helena Vieira

Helena Vieira tem sido empreendedora nos últimos 16 anos. Fundo algumas start-ups e foi co-fundadora e CEO (2005-2013) da BIOALVO SA, uma empresa biotecnológica Portuguesa de recursos naturais. Actualmente, Helena é Diretora Executiva da BLUEBIO ALLIANCE, uma rede Portuguesa para o sector de bio recursos marinhos. É também Professora na FCUL, responsável por todo o ensino de Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia. É PI no centro BioISI, responsável pela unidade de biotecnologia marinha no laboratório M&B. Helena é uma especialista para biotecnologia marinha na UN DAOLOS, Pool of Experts, BBI-JU SC, European Marine Board e no International Advisory Board of ERA NET MARINE BIOTECH. Helena tem sido mentora convidada em vários programas de mentoria nacionais e internacionais.

Inês Santos Silva

Inês Santos Silva

Inês Santos Silva é co-fundadora da Portuguese Women in Tech, uma comunidade focada em dar visibilidade às mulheres que todos os dias ajudam a construir o ecossistema tecnológico em Portugal, em atrair mais mulheres para o sector tecnológico e em apoiar aquelas que já lá estão.

Jim Stolze

Jim Stolze

Jim Stolze é líder de opinião sobre transformação digital e empreendedorismo. Depois de fundar várias empresas é agora o Chief Strategy Officer da Singularity University na Holanda.

Jorge Borralho

Jorge Borralho

Antigo matemático com uma experiência de mais de 14 anos a desenvolver ideias totalmente inovadoras, transitou da construção de batches complexos para o desenvolvimento de aplicações móveis em Xamarin com um backend em Azure, para que fosse capaz de suportá-las. Quando tem algum tempo livre, gosta de fazer surf, andar de mota ou viajar.

Jorge Portugal

Jorge Portugal

Jorge Portugal é Diretor-Geral da COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação. Foi consultor do Presidente da República para a inovação e do Governo de Portugal para a área da modernização dos serviços públicos. Tem experiência nos sectores das tecnologias de informação e comunicação, Distribuição e Banca. Concluiu a licenciatura, mestrado e Doutoramento em engenharia mecânica, no Instituto Superior Técnico. Tem um MBA pela faculdade de economia da Universidade Nova de Lisboa.

José Magalhães

José Magalhães

José Magalhães é um membro do Parlamento, um conhecido líder de opinião da política, professor de Direito e Ciberlegislador. Membro do Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço, representando o Parlamento. Membro do Parlamento nas III, IV, V, VI, VII, VIII, X, X, XI, XII e XIII Legislaturas, Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares do XIV Governo Constitucional, foi também Secretário de Estado Adjunto da Administração Interna do XVII Governo Constitucional, supervisionando projectos de IT e Secretário de Estado da Justiça para a Modernização Judicial do XVIII Governo Constitucional. Publicou diversos livros, nomeadamente: Roteiro Prático da Internet, Dicionário da Revisão Constitucional, Homo S@piens - Cenas da vida no ciberespaço, Parlamentos na Era Digital ou Políticos.pt.

Maria João Carioca

Maria João Carioca

Maria João nasceu em Lisboa, possui um MBA pelo INSEAD e um LCOR pela Harvard Business School. É atualmente Vogal do Conselho de Administração e Membro da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde março 2017.

Matteo Colombo

Matteo Colombo

Executivo da KPMG Lighthouse, é responsável pelos serviços de Advisory, em Data & Analytics, nos Estados Unidos, e conduz também a relação com a Microsoft em Data & Analytics a nível global. O que motiva os 20 anos de carreira dedicados a Data & Analytics é a possibilidade de desenvolver soluções inovadoras, baseadas na Data Science e em Inteligência Artificial, acelerando a Transformação Digital de diversas organizações a nível global. Trará ao evento Building the Future: Ativar Portugal o tema “The AI Driven Enterprise: How Artificial Intelligent becomes mainstream in the Enterprise”.

Nuno Árias Silva

Nuno Árias Silva

Nuno é Architect Manager na GFI Portugal – Microsoft MVP Office Apps and Services, Windows Insider MVP e MCT.

Especialista em Microsoft 365 e Azure com mais de 20 anos de experiencia em arquiteturas de Datacenter, tem mais de 30 certificações. É também orador internacional e autor do livro “Office 365 Essentials”.

Paulo Fernandes

Paulo Fernandes

Paulo Fernandes é Solution Architect na OutSystems, onde é responsável por apoiar actividades de vendas e pré-vendas na região do Mediterrâneo. Apaixonado por tecnologia e soluções inovadoras que conseguem criar um impacto real no mundo, Paulo tem coordenado serviços profissionais e gerido projectos e equipas polivalentes no Mexico, Hong Kong, Dubai e Suíça. Paulo tem um mestrado em Engenharia de Sistemas de Informação e Redes de Comunicação do Instituto Superior Técnico.

Pedro Gomes

Pedro Gomes

Com mais de 20 anos de experiência na indústria das Telco, tanto em projectos IT nacionais como internacionais, Pedro Gomes é agora IT Manager do Processo de Gestão para Configuração de Software e ocupa um posição-chave na transição DevOps/Agile. Tem uma Pós-Graduação em Sistemas Informáticos no IST e é licenciado em Comunicação Empresarial.

Pedro Pereira

Pedro Pereira

Pedro investiu em certificações em sistemas Microsoft, correndo várias versões de Windows Server, Exchange, Hyper-V, SCCM, VMM, Lync / Sykpe for Business, Azure, Office 365 e EM + S. O papel de formador esteve sempre presente na sua carreira, trabalhando em empresas como a CompTA, New Base em migração de projectos e na Microsoft enquanto Microsoft Support Engineer - Azure AD.

Philip Oberacker

Philip Oberacker

A experiência profissional do Dr. Philip Oberacker em Data Science faz dele uma pessoa com um background em algoritmos bastante forte, algo que ele utiliza todos os dias na KPMG Lighthouse onde ele desfruta de trabalhar num ambiente versátil e inspirador com especialistas de diversas áreas.

Rohit Bhargava

Rohit Bhargava

Rohit Bhargava é especialista em inovação, marketing e fundador da Non-Obvious Company. Foi, durante 15 anos, estratega na Ogilvy e Leo Burnett e é autor de cinco livros best-sellers de negócio, pelo Wall Street Journal. Ensina marketing e inovação na Universidade de Georgetown nos Estados Unidos da América.

Rui Costa

Rui Costa

Rui Costa é Diretor Técnico de Identidade e Segurança no Grupo Armis, com experiência de 13 anos na resolução de problemas críticos ao negócio de clientes e no estudo de tendências de mercado na área de Identidade e Segurança. Lidera esta área de atuação no Grupo Armis, tendo concretizados projetos de implementação e consultoria em vários países da Europa, África e América do Sul.

A abrangência de indústrias de atuação do Grupo Armis tem-lhe permitido identificar ultrapassar diversos desafios, tendo em vista a melhoria da experiência de utilização das ferramentas diárias dos colaboradores, salvaguardando as melhores práticas de segurança.

Rui Romano

Rui Romano

Business Intelligence Manager na DevScope e Data Platform MVP Microsoft, Rui Romano é uma referência no mundo de BI da Microsoft. É apaixonado por dados e orador frequente nos eventos Microsoft.

Sébastien Leang

Sébastien Leang

Sébastien é o co-founder e CTO da Uptale, uma plataforma cloud que ajuda negócios e escolas a melhorar a sua eficiência de aprendizagem graças à Realidade Virtual e ao Immersive Learning. Sébastien tem mais de 12 anos de experiência em engenharia de software, dos quais 8 na Microsoft, onde liderdou equipas de development a entregar ferramentas e serviços para milhões de utilizadores.

Steven Braekeveldt

Steven Braekeveldt

Steven Braekeveldt detém diferentes licenciaturas em Direito e é Mestre em Economia e Finanças. Construiu uma longa carreira internacional no setor dos serviços financeiros, banca eseguros. Ocupou vários cargos de gestão no ING, entre outros enquanto diretor da BBL HongKong e Managing Director e Merchant Banking no BBL / ING Singapura. Em 2001 tornou-se membro da Comissão Executiva do ING Commercial America, uma das maiores companhias de Seguros da América Latina. Em 2006 juntou-se ao Fortis Insurance International e assumiu o comando na Europa (9 países). Steven é atualmente CEO Ageas Continental Europe e CEO Ageas Portugal.

Tiago Costa

Tiago Costa

Tiago Costa é Cloud Architect e Advisor para a Microsoft Cloud. Ele estrutura e desenvolve soluções utilizando tecnologias Microsoft como: Microsoft Azure, Office 365, SharePoint, .Net e SQL Server. Trabalhando como trabalhador independente, fornece regularmente serviços de consultoria e aulas de Microsoft Azure por todo o mundo.

Com 40 certificados Microsoft é também Microsoft Azure MVP, Microsoft Certified Trainer e MCT Regional Lead.

Tiago Noronha

Tiago Noronha

Com um mestrado em Engenharia Informática, desde cedo que o Tiago Noronha se interessou por tecnologia. Como consultor na Unipartner, trabalha maioritariamente com o Microsoft Azure, atualmente desenvolvendo soluções para clientes em diversos setores usando ChatBots, Machine Learning e Inteligência Artificial.

Vahe Torossian

Vahe Torossian

Como vice-presidente Corporativo da Microsoft, a sua missão é ajudar entidades públicas, empresas privadas, parceiros e indivíduos a beneficiar da atual vaga de transformação digital e a Inovação promovida pela Microsoft. Tem mais de 25 anos de experiência em Gestão em diferentes áreas de negócio, em geografias como América, Europa e Ásia, em mercados maduros e emergentes, em diferentes indústrias e para múltiplas audiências. Estudou no ISG em Paris, na INSEAD e detém um MBA da Booth School of Business, da Universidade de Chicago.