ir para o conteúdo principal

NEWSLETTER

dias00 horas00 minutos00 segundos00
Building the future
PT EN

O papel da Inteligência Artificial na modernização dos nossos processos de negócio

Voltar Data and AI

O papel da Inteligência Artificial na modernização dos nossos processos de negócio

Pedro Mourao Martins (1)
Pedro Mourão Martins 4 minutos Partilha

À primeira vista, juntar o computador holográfico MS HoloLens e o Dynamics 365 no mesmo caminho de inovação poderá fazer pouco sentido, atendendo aos diferentes contextos e fases de maturidade em que estas soluções Microsoft se encontram.

Mas a verdade é que elas mostram como a Inteligência Artificial, enquanto tecnologia aplicada às soluções empresariais, está a mudar a forma de as empresas operacionalizarem os seus negócios.

Ambas as ferramentas representam maneiras diferentes de promover a transformação digital nas organizações e de proporcionar novas formas de operacionalizar processos, projetos ou ideias. O fator comum está exatamente no conceito de inovação que permitem adicionar, abrindo espaço a que as empresas inovem nos seus negócios, mesmo a partir de ideias simples que utilizem ferramentas como o Teams, o Sharepoint ou soluções de low-code.

 

O papel da Mixed Reality

O conceito de Mixed Reality, ou de “realidade mista”, não é mais do que a consolidação de ideias que remontam à década de 90 do século passado, baseando-se na mistura dos mundos físicos e digitais com base em ferramentas de software e hardware. A ideia é permitir novos tipos de interação entre os utilizadores e os dispositivos digitais, proporcionando procedimentos mais naturais e intuitivos, em modo 3D.

A Microsoft materializa esses procedimentos no HoloLens, um computador holográfico em forma de óculos que funciona em modo stand alone, e que basicamente permite fazer a ponte entre esses dois mundos, projetando no seu ecrã imagens reais e criadas de forma digital.

Mais do que um gadget para jogar ou percorrer mundos virtuais, o que está em causa é um verdadeiro manancial de soluções de negócio para organizações de qualquer setor. Além de permitir fazer de forma diferente procedimentos já existentes, o conceito de Mixed Reality abre também as portas a uma série de novos serviços, a explorar por providers e clientes.

Imagine uma equipa de técnicos especialistas a ajudar o seu cliente a programar uma ferramenta, usando simplesmente o Teams em conjunto com o HoloLens – e isto em tempo real, ou através de uma gravação que o cliente consulta quando necessita;

Imagine, por outro lado, um manual de instruções ou um FAQ em papel ou online substituídos por um manual interativo, dinâmico, que convida o utilizador a reproduzir determinadas operações sem ter que as ler antecipadamente.

Estes dois exemplos, entre muitos já possíveis de concretizar e desenvolver com estas ferramentas MS, podem ser aplicados em setores tão distintos como a Indústria, Ensino à distância, Suporte ao utilizador, Medicina e todas as atividades que necessitem de equipas ligadas. Com impacto na poupança de tempo, na rentabilização dos custos operacionais e mesmo a nível ambiental.

 

Espaços conectados com o Dynamics 365

Ao contrário do HoloLens, o Dynamics 365 é já uma ferramenta amplamente utilizada nas organizações, mas que, tal como o PC holográfico da Microsoft, partilha igualmente um enorme potencial de inovação para aplicar nos processos de negócio.

As soluções de IA podem aqui ser aproveitadas nas várias ferramentas que o Dynamics inclui para adaptar procedimentos a determinadas áreas e aplicações de negócio - vendas, marketing, serviços, finanças, operações, comércio e RH, por exemplo – embora a adição de novas ferramentas aumente exponencialmente o grau de inovação possível de atingir.

O Connected Spaces é a concretização mais recente desse potencial associado ao Dynamics 365. Trata-se de uma ferramenta que permite criar soluções de alarmística baseadas na leitura de dados sobre espaços físicos, de modo que as organizações possam tomar decisões de negócio mais fiáveis, a partir dos insights obtidos.

Tomemos por exemplo alguns cenários em que é premente gerir a taxa de ocupação de um espaço em permanência, seja numa loja, num supermercado ou num armazém: através de uma ou mais câmaras instaladas e uma ligação por Teams, podemos gerar opções de alarmística que nos avisam no caso de um espaço estar sobrelotado de pessoas, ser necessário abrir uma nova caixa de pagamento, direcionar mercadorias para locais diferentes ou detetar uma máquina avariada.

Em todos estes casos, o Dynamics 365 acaba por se transformar numa nova fonte de inovação operacional, partindo de um produto que muitas empresas usam para adicionai mais valor ao negócio.

 

Como aproveitar essa inovação?

Tão importante como reconhecer o potencial destas duas ferramentas para a modernização dos processos de negócio, é encontrar um parceiro que entenda, domine e saiba projetar essa tecnologia de forma inovadora, de acordo com as reais necessidades do cliente.

A Claranet está a estudar soluções inovadoras em projetos baseados nestas duas ferramentas Microsoft, com destaque para a solução que junta as capacidades do Dynamics 365 Remote Assist ao device HoloLens 2 e a outros dispositivos móveis.

Trata-se de um projeto que introduz inovações relevantes nos processos de assistência remota, ao permitir que um utilizador seja apoiado à distância por um especialista na solução de um problema específico, seja de hardware, software ou ligada a outros procedimentos físicos.

Ao usar um device HoloLens ou um smartphone para partilhar com o especialista, em tempo real, a imagem do motivo sobre o qual é necessário atuar, o utilizador consegue rapidamente receber os inputs sobre o que fazer - seja através de comunicação de voz por Teams, seja visualizando informação gráfica sobreposta à imagem real.

Consegue-se assim criar novas formas de operacionalizar os processos de negócio, com um aumento significativo da agilidade e da eficiência, ao mesmo tempo que se garante uma importante redução de custos operacionais.

Os clientes e as organizações têm agora a possibilidade de explorar em conjunto estas ferramentas e adaptá-las aos seus procedimentos específicos de negócio, aproveitando o potencial de inovação destas ferramentas Microsoft e o know-how da Claranet no desenho de soluções modernas e inovadoras.

 

Pedro Mourão Martins

Software Solutions Architect na Claranet

Partilha

Pesquisa

Resultados Erro. Tente novamente mais tarde
  • Result item