ir para o conteúdo principal

COMPRE AGORA

dias00 horas00 minutos00 segundos00 BILHETES
Building the future
PT EN

Regresso ao Futuro

Regresso ao Futuro

Futurism, Innovation, Skilling & Reskilling

Regresso ao Futuro - 4 Anos depois, Building the Future 2022

Paulo1
Paulo Dias 2 minutos Partilha

Se em Janeiro de 2019, quando realizámos essa primeira edição, fosse possível ir ao futuro, a Janeiro de 2021 à terceira edição, iríamos acreditar que tínhamos entrado no cenário do mais imaginativo filme de ficção científica, em que o argumentista estaria a desafiar os limites do possível.

O salto tecnológico é extraordinário, e todas as discussões que iniciámos em 2019 e que continuámos na edição de 2020 catalisaram-se a partir de março de 2020 com a chegada da pandemia. Em 2021, a primeira edição totalmente digital do Building The Future, no meio de uma forte incerteza e em cima do pior período da pandemia, confirmou a relevância vital do tema, em apresentações e discussões entre mais de 20.000 participantes durante três dias.

Mas um ano depois que temas marcam a agenda?

Os temas das tecnologias promotoras da transformação digital são incontornáveis: AI, AUTOMATION, DATA, CYBERSECURITY, PRIVACY, CLOUD COMPUTING, BLOCKCHAIN & CRYPTOCURRENCIES, AR & VR, 5G, entre outras, mas paradoxalmente são os temas para além da tecnologia que neste momento nos parecem especialmente críticos.

As partilhas que temos recebido de diferentes organizações do mercado, e também pelos membros do nosso Advisory Board referem repetidamente os desafios no lado humano da transformação digital: a capacidade da organização ser flexível, ser capaz de trabalhar com uma orientação ao projeto, de forma veloz e colaborativa, ultrapassando os silos organizacionais, com uma comunicação eficaz que construa conhecimento, adaptando-se às novas formas de trabalhar, incluindo a mudança necessária nas lideranças para este novo contexto, tudo isto envolto na necessidade de construir ou reconstruir uma cultura organizacional que seja eficazmente promotora de toda esta transformação.

Ainda um outro tema, ligado a esta dimensão humana também se tem destacado nos nossos diálogos com o mercado: o bem-estar dos colaboradores. Por um lado, pela pressão originada pela situação de trabalho remoto, com os novos desafios aí surgidos, por outro, pela consciência de que este fator poderá ser crucial na atração e retenção de talento, no futuro.

Por fim, um terceiro aspeto ligado ao lado humano, na necessidade demonstrada por grandes organizações de requalificar uma parte importante da sua força de trabalho, evidenciando assim, a importância estratégica da implementação de programas de re-skilling no contexto organizacional.

Os 6 blocos temáticos do próximo Building The Future, em janeiro de 2022, foram construídos para integrar estes e outros temas ligados à transformação digital.

No primeiro, inspirados pela tecnologia, desafiamos os limites do possível, olhando para lá da imaginação, redesenhando os contornos das fronteiras visíveis - BEYOND.

No segundo bloco, assentamos os pés na terra e focamos no futuro previsível, o da transformação que já sabemos que vamos ter de fazer olhando e discutindo os cenários e estratégias incontornáveis - FUTURE.

No segundo dia, temos o terceiro bloco PEOPLE abordando parte dos tópicos referidos em cima, e PLANET trazendo a sustentabilidade, outro vetor incontornável da atualidade.

O terceiro e último dia, é dedicado à aprendizagem quer numa perspetiva do ensino – EDUCATION quer numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida – SKILLING.

Acreditamos que estes 6 blocos trarão muita inspiração, conhecimento, partilha e networking ao longo de 3 dias de Construção do Futuro.

Mas estes são 6 blocos são apenas a ponta do iceberg.

Aproveite os bilhetes Super Early Bird em buildingthefuture.pt e fique a par de todas as novidades, incluindo o conteúdo dos múltiplos palcos e canais existentes com temas mais técnicos, mas também, com outras abordagens que vão do empreendedorismo e inovação às ferramentas de produtividade, passando pela perspetiva das diferentes indústrias. Fique a conhecer os oradores, atividades e painéis. Acompanhe o blog e dê-nos a sua opinião.

Vamos construir o Futuro, juntos!

 

Paulo Dias

Chief Relation Officer na imatch

Partilha

Pesquisa

  Resultados Erro. Tente novamente mais tarde
  • Result item