ir para o conteúdo principal

NEWSLETTER

dias00 horas00 minutos00 segundos00 REGISTE-SE JÁ
Building the future
PT EN

REPENSE A ESTRATÉGIA DA CLOUD: COMO OBTER O MÁXIMO DA CLOUD?

Voltar Cloud

REPENSE A ESTRATÉGIA DA CLOUD: COMO OBTER O MÁXIMO DA CLOUD?

CG Business (1)
Carlos Gamito 3 minutos Partilha

O que é uma estratégia em cloud? Quais são os aspetos a considerar? E como pode obter o máximo da cloud? Saiba aqui.

Estamos cada vez mais cientes da necessidade de transformar continuamente os nossos negócios para nos adaptarmos às mudanças operacionais. A necessidade de ser competitivo, escalar rapidamente e minimizar os riscos impulsionou a adoção da cloud para um patamar nunca antes visto. Algumas organizações estão apenas a começar a migrar para a cloud com foco na migração de ativos digitais existentes. Outras visam uma transição mais profunda para a cloud nativa e muitos já estão a analisar como adotar arquiteturas de várias clouds. Não importa o nível de adoção e maturidade da cloud, mas há um traço comum: a necessidade de uma estratégia sólida.

O QUE É UMA ESTRATÉGIA EM CLOUD?

Uma estratégia de cloud define o esboço da função que a cloud tem na organização e fornece uma abordagem coerente para o uso da cloud, recursos e otimização de custos. Faz parte da estratégia digital corporativa e tem como objetivo utilizar a tecnologia para melhorar o desempenho dos negócios, criando vantagens competitivas.

À medida que os ativos e objetivos digitais da empresa evoluem, o mesmo deve acontecer com a estratégia de cloud.

ASPETOS IMPORTANTES A CONSIDERAR

Um equívoco comum sobre as estratégias de cloud é que elas só precisam de se concentrar nos aspectos técnicos e financeiros para ter sucesso.

Todos os departamentos de uma empresa são partes interessadas na estratégia de cloud. É necessário ter uma consciência global do que está planeado e incluir todas as partes interessadas na definição da estratégia.

Quanto maior o impacto na organização, mais importante é incluir um plano de gestão de mudança que acompanhe a transformação do início ao fim.

Para que a estratégia seja bem sucedida, devemos certificar-nos que há um alinhamento profundo com as metas de receita do negócio, mas também levar em consideração a equipa e os conjuntos de habilidades necessários para operacionalizá-la.

Outro aspeto importante a incluir são os cenários alternativos no caso de um impedimento imprevisto que pode assumir várias formas, como técnicas, temporais ou mesmo financeiras.

COMO OBTER O MÁXIMO DA CLOUD?

À medida que a adoção da cloud pela organização aumenta e as vantagens que ela traz se tornam mais evidentes, o tópico a seguir geralmente é como otimizar custos. A natureza da cloud permite muitos tipos de otimizações financeiras. Por exemplo, dentro do tradicional IaaS scope, algumas das estratégias mais comuns incluem ter recursos reservados, interrompê-los fora do horário de trabalho e adaptar a capacidade dinamicamente às cargas reais. Mas é a adoção de múltiplos scopes de uso da cloud que tem o maior potencial para otimizar custos a longo prazo. Na verdade, vai permitir ganhos que vão muito além do lado financeiro.

É necessário incluir no guião de transformação de aplicações e serviços o uso da multiplicidade de opções que a cloud tem para oferecer: como computação sem servidor, microsserviços, PaaS nativo ou orquestração dinâmica, entre outros.

Isso leva as organizações a tornarem-se mais ágeis com arquiteturas que priorizam a cloud, permitindo-lhes explorar cenários como a adoção de várias clouds, mais uma vez minimizando o risco e abrindo a porta para novos serviços e otimizações financeiras.

A estratégia de modernização de aplicações deve estar intimamente alinhada com a estratégia de cloud. É importante não esquecer que os recursos da cloud existem para habilitar as aplicações e serviços que estão a ser executadas neles.

LEMBRE-SE DE INOVAR

A cloud é uma das áreas com um crescimento mais rápido e também uma das mais inovadoras. A inovação é algo que todas as organizações que adotam a cloud também devem incluir nas suas estratégias. É necessário explorar os novos serviços que os provedores de cloud lançam regularmente, de forma a estar preparado e planear adequadamente para a próxima onda de transformação digital.

Carlos Gamito

Chief Innovation & Solutions Officer na BOLD by Devoteam

Partilha

Pesquisa

Resultados Erro. Tente novamente mais tarde
  • Result item